Click to listen highlighted text!

Projetos Extensionistas

O projeto saúde e saber no imip atua junto a crianças e adolescentes, em internamento prolongado, no instituto professor Fernando figueira, criado em 2006, pelo núcleo de extensão da Fafire, o projeto utiliza jogos eletrônicos de conteúdo educativo como língua portuguesa, matemática, geografia e artes, dentro de um processo de interação onde o apoio, o carinho e a escuta são fundamentais para o sucesso do trabalho. Participam do programa, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da Fafire.

O semeando futuro é um projeto do núcleo de extensão da Fafire e da incubadora tecnológica de cooperativas populares, o itcp, o grupo é formado por mulheres que confeccionam diversos artesanatos, trabalhando o empreendimento econômico solidário e princípios da economia solidária.

O projeto é uma iniciativa do núcleo de extensão em parceria com a ONG moradia e cidadania e o tribunal regional federal   -5° região. Participam do projeto, adolescentes e pré-adolescentes de escola municipais do recife. As aulas são ministradas na Fafire pelo maestro Deoclécio Reis, aluno de administração da Faculdade Fafire.

O projeto “arte no presídio” acontece anualmente na colônia penal feminina do recife. O objetivo é proporcionar, às reeducandas, momentos de descontração e reflexão sobre a convivência entre elas, para isso, alunos, funcionários e professores, da Fafire, promovem dinâmicas. Recreações e apresentações artísticas, além de entregas de donativos arrecadados junto à comunidade acadêmica. O projeto é uma iniciativa da pastoral fafire.

O projeto como estou cuidando de mim é uma iniciativa do núcleo de extensão e visa contribuir e despertar nos jovens a consciência crítica e tomada de decisões a respeito de seu corpo e a sua sexualidade, pautados no respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas em contato com núcleo de extensão da Fafire.

As atividades do Coral ajudam a desenvolver o talento, fazer novos amigos, além de ensinar mais sobre este tipo de arte. sob a regência do maestro Tarik Bispo, o grupo se apresenta em eventos internos e externos, sempre com canções nacionais e internacionais, do repertório popular e erudito. Os ensaios acontecem todas as terças-feiras, das 17h às 18h30 no memorial Henrichietta Cesari, no Térreo da instituição. Essa é uma iniciativa é da pastoral Fafire.

Cultivar a oferta de alimentos visando melhorar a qualidade de vida de grupos sociais em situação de insegurança alimentar por intermédio da criação de lavouras, viveiros e pomares comunitários em espaços disponíveis em áreas comuns. O projeto é realizado no centro social e cultural Severinos, e prevê aproveitar na cozinha das idosas os alimentos produzidos na hora (segurança alimentar); melhorar a qualidade de vida das idosas por meio da ocupação do tempo ocioso, da melhoria social, da saúde e da autoestima.

Realizar fóruns e Cineclubismo, formado por professores e alunos da Fafire, no intuito de exibir e debater, de forma democrática, sobre filmes já lançados, seja em âmbito local, nacional ou internacional. O projeto possibilita a aproximação do público interno e/ou externo com a linguagem crítica do cinema, valoriza esta linguagem artística, além de possibilitar reflexões em torno dos temas que os filmes escolhidos preveem.

Click to listen highlighted text!